NOTÍCIAS


UE: novas medidas para controlar os preços da energia

 

A Comissão Europeia apresentou, em reunião extraordinária, propostas de curto prazo. Portugal anunciou ter concordado “de forma genérica” com as medidas de emergência que foram debatidas na reunião extraordinária de Ministro da Energia da União Europeia. O objetivo é o de fazer face aos aumentos de preço no setor da economia.

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Ação Climática, afirmou, no entanto, que algumas ainda terão de ser afinadas.

Isto porque os Estados pediram à Comissão que trabalhasse mais as propostas, com as quais os Estados estão globalmente de acordo.

Duarte Cordeiro deu como exemplo as “medidas de definição de tetos para as receitas das empresas com tecnologias inframarginais [renováveis], que têm custos de produção muito abaixo daquilo que são muitas vezes os preços da energia, e especialmente do gás», e «uma contribuição solidária das empresas de combustíveis fósseis para poder apresentar medidas para consumidores mais vulneráveis”.

O governo português revelou que foi igualmente pedido que a Comissão concretize propostas para “uma definição de teto de preço também no gás, a coordenação nas respostas em relação à redução do consumo no mercado de eletricidade – que já existe ao nível do gás –, que essencialmente passa também por avaliar aquilo que são os momentos de pico de consumo”.

A par disto aguarda-se, também, propostas concretas relativamente a “soluções de emergência para garantir liquidez financeira às empresas de energia», a «definição de um teto de preço do gás importado», e, com uma «ênfase muito grande da parte de Portugal, um rápido desenvolvimento da plataforma conjunta de aquisição de gás a nível europeu”.

Sobre este tema o ministro do Ambiente e Ação Climática afirmou que “Portugal já tem um conjunto destas medidas a ser implementadas”, acrescentando que “foi salvaguardado durante este debate que os países que já têm medidas a ser implementadas têm a possibilidade de manter essas medidas”.







Inscreva-se Aqui

Verificação dos Detetores de Fugas Portáteis (Obrigatório)

 



De acordo com o regulamento CE nº 1516/2007 da comissão de 19 de dezembro de 2007, artigo 6º, paragrafo 2, os dispositivos de deteção de fugas adaptados ao fluido frigorigéneo do sistema, devem ser verificados de 12 em 12 meses, de modo a assegurar o respetivo funcionamento. A sensibilidade mínima dos dispositivos portáteis de deteção de gases de fluido frigorigéneo deve ser de 5 gramas por ano.

No intuito de prestar um melhor serviço aos técnicos certificados, informamos que o Centerm disponibiliza um serviço de verificação de detetores de fugas e entregas dos detetores via CTT expresso para quem quiser utilizar este serviço.

O prazo de execução para a verificação dos detetores de fugas é de 3 a 4 dias úteis.

INFORMAÇÕES: Caso necessite de algum esclarecimento, deverá contactar com o Centerm, através do Telefone: 210 499 043 Email: centerm@centerm.pt


CONCRETA



 

13 e 16 de outubro de 2022

A Concreta está de volta em 2022 e arranca com o Prémio Under 40 by CIN e muitas outras novidades. A bienal regressa num formato já consolidado e prepara-se para apresentar novidades técnicas e tecnológicas, soluções e novos materiais com um olhar sobre as tendências da construção, da arquitetura, do design e da engenharia no contexto nacional.

Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2022, a Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia está de volta à Exponor para a sua 30ª edição. Sobre o tema Economia Circular e a determinação de desenhar o futuro, a feira une, num só local, os eixos de criatividade, sustentabilidade, tendências e arte para promover as melhores práticas nos setores que abrange, de uma forma integrativa e visionária.

Depois de, em 2019, 94% dos expositores ter efetuado contactos com novos clientes e de 90% dos expositores ter alcançado os seus objetivos, a nova edição da Concreta promete manter a fasquia elevada ao integrar ainda mais novidades.

Através destas ações e da realização de outras conferências, exposições e mini eventos profissionais em conjunto com várias empresas e entidades, o encontro promete elevar a criatividade e a inovação dos setores que reúne a fasquias de excelência e inéditas em Portugal.





CONTACTOS

LISBOA



Avenida Gomes Pereira Nº71A, 1ºPiso
1500-328 LISBOA


TELEFONE +351 213 540 011
TELEMÓVEL +351 967 830 882


E-MAIL geral@apief.pt


» VER MAPA
PORTO



Rua Brito Capelo, 1414
4450-071 MATOSINHOS


TELEFONE +351 222 088 837
TELEMÓVEL +351 964 942 932


E-MAIL formacao.porto@apief.pt


» VER MAPA
GUIMARÃES



 
 


   
TELEMÓVEL +351 967 446 860


E-MAIL formacao.guimaraes@apief.pt


 
SIGA-NOS